Foto: Marcelo Fonseca (Folhapress)
O site para realizar as inscrições no programa Mais Médicos foi alvo de ataque cibernético na manhã desta quarta-feira. Conforme o Ministério da Saúde, no momento de abertura do sistema para os médicos interessados, mais de 1 milhão de acessos simultâneos foram realizados - o dobro do número de médicos em atuação no país.
Até o início desta tarde, o sistema ainda apresentava instabilidade. O Departamento de Informática do SUS, junto com a Embratel, isolou a aplicação dos ataques que se mantiveram ao longo da manhã.
Apesar das falhas, mais de 3,3 mil inscrições foram feitas nas primeiras três horas de abertura do sistema. O Ministério da Saúde afirma que o site deve se normalizar ao longo do dia e que os interessados devem manter a tentativa de acesso.
A inserção de dados falsos no sistema poderão ser apurados na esfera penal, alerta a pasta.
AS INSCRIÇÕES
Desde às 8h desta quarta-feira já é possível se inscrever no programa e o prazo segue até o dia 25 deste mês. Conforme o edital publicado nesta terça-feira, pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.
O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. O prazo para que os médicos se apresentem é dia 7 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
De acordo com o edital do Mais Médicos, são 57 vagas para Santa Maria e outros 25 municípios da região central do Estado.